Acidentes do trabalho na jurisprudência uruguaia e brasileira

Autores

  • Rodrigo Trindade de Souza

DOI:

https://doi.org/10.70940/cej.2013.581

Resumo

A história do Direito do Trabalho confunde-se com a luta pela prevenção e reparação dos acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais. Grande parte das lutas pela formação da legislação social, no Brasil e no Uruguai, teve razão na necessidade de que o trabalhador não suportasse sozinho os riscos de lesões por sua atividade, o peso de seu infortúnio. Ainda pouco diferem os ambientes nacionais uruguaio e brasileiro na permanência da luta dos obreiros por condições laborais mais seguras e saudáveis. Também tristemente se assemelham na continuidade da cultura da má-condição de trabalho, na preferência ressarcitória à preventiva. Os dois países, no entanto, possuem como ponto de contato a formação de tecido normativo relativamente suficiente – ainda que diferente em vários aspectos – na instrumentalização da opção comunitária de buscar proporcionar ao lesado ressarcimento e amparo. Em amplo estudo internacional sobre a regulação do trabalho realizado em 2004, percebe-se que Brasil e Uruguai, países classificados como de Direito de origem francês, possuem semelhantes indicadores (…) O breve estudo que segue não possui objetivo de esgotar as questões que orbitam o grande tema da infortunística laboral e seu viés indenizatório. Busca, sim, pontuar alguns importantes pontos de contato e distanciamento das experiências jurídicas uruguaia e brasileira no trato do complexo tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Trindade de Souza

Juiz do trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região (Rio Grande do Sul), mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade do Brasil (Unibrasil). Aluno de postgrado na Universidad de La Republica (Montevideo, Uruguay). Professor de Direito Material e Processual do Trabalho.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

Trindade de Souza, R. (2025). Acidentes do trabalho na jurisprudência uruguaia e brasileira. Cadernos Da Escola Judicial Do TRT4, 4(7). https://doi.org/10.70940/cej.2013.581