Proteção internacional aos direitos humanos do ser humano

Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948

Autores

  • Rúbia Zanotelli de Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.70940/rt.2022.651

Resumo

Este estudo realiza um estudo acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) de 1948, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945. Trata-se da norma jurídica internacional mais importante na história da humanidade, por agregar e por traduzir as ideias e as regras basilares de respeito, de convivência e de existênciadigna entre todos os seres humanos do planeta. Ao consagrar princípios e valores universais e fundamentais da ordem jurídica internacional, que devem caracterizar a civilização contemporânea, a Declaração Universal de 1948 é considerada a fonte máxima dahierarquia no mundo do Direito e de toda a humanidade. É o mais importante e o mais completo documento concebido em favor da humanidade, pelo qual se reconhece, solenemente, a dignidade da pessoa humana como base da liberdade, da igualdade, da justiça, dapaz, além de outros ideais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rúbia Zanotelli de Alvarenga

Pós-Doutoranda em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação da professora Dra. Luciane Cardoso Barzotto. Doutora e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora em Cursos de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Direito do Trabalho Constitucional e Internacional, Direito Coletivo do Trabalho e em Direito da Seguridade Social.

Downloads

Publicado

2025-04-23

Como Citar

Zanotelli de Alvarenga, R. (2025). Proteção internacional aos direitos humanos do ser humano : Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Revista Do TRT4, 51(50). https://doi.org/10.70940/rt.2022.651