Publicação do volume 6 da revista científica da EJud4 marca adoção de DOI e transição de editores

2025-10-07

Em julho deste ano, foi publicado o volume 6, que tem como tema principal a “Competência Constitucional da Justiça do Trabalho e a Jurisprudência do STF”. Em complemento, outros assuntos da linha editorial da revista integram a edição, dentre eles os aspectos históricos e sociais do surgimento da Justiça do Trabalho no Brasil; a reforma trabalhista portuguesa de 2023; o preconceito contra a mulher no mercado de trabalho; as relações trabalhistas e o sujeito indígena.

O número também traz dois artigos da área da Filosofia e trabalhos de dois articulistas estrangeiros, Guilherme Dray, de Portugal; e a Ministra uruguaia Rosina Rossi, que em abril deste ano palestrou no Plenário do Tribunal sobre a aplicação das convenções internacionais no judiciário uruguaio, tema de seu artigo.

Ao todo, foram publicados 14 trabalhos de autores do Rio Grande do Sul e de outros estados como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Pará e Ceará.Atuaram no processo de submissão científica sessenta e três pareceristas de todo o Brasil que, além das avaliações dos trabalhos, fizeram apontamentos para o aperfeiçoamento dos artigos. A curadoria deste processo é dos Editores, que no final da etapa de ajustes, encaminharam os trabalhos para deliberação do Conselho Editorial.

Adoção do Identificador de Objeto Digital (DOI)

O volume 6 da revista também inaugura a adoção do Identificador de Objeto Digital, mais conhecido como DOI, que é uma boa prática editorial reconhecida internacionalmente. Este recurso garante que conteúdos on-line sejam encontrados mesmo que o endereço eletrônico de hospedagem da revista seja alterado e que artigos sejam citados em outros trabalhos acadêmicos de maneira estável e consistente. Propicia também a verificação da autenticidade da autoria científica, a recuperação de informações entre outros benefícios.

A adoção do sistema DOI foi integrado à revista científica no processo de implementação do Portal de Periódicos do TRT4, gestionado pela Biblioteca do Tribunal.

Transição no corpo editorial do periódico

O volume 6 também marcou a transição de editores do periódico. Após oito anos, os editores Leandro Krebs Gonçalves, Juiz do Trabalho, e José Felipe Ledur, Desembargador aposentado, despediram-se da Revista da Escola Judicial do TRT4. Ambos estiveram à frente do periódico científico, desde sua concepção, idealizado pela Desa. Carmen Gonzalez ao assumir a Direção da EJud4 no biênio 2018-2019.

A atuação de ambos foi fundamental na implementação e na consolidação da revista. Compuseram um Conselho Editorial de peso, com professores doutores nacionais e estrangeiros; criaram o banco de pareceristas; e com eles, a revista alcançou qualificação científica pela CAPES no estrato B3, nas áreas do Direito, Filosofia e Psicologia. 

A Revista da Escola Judicial do TRT4 segue agora sob a condução de Rafael da Silva Marques e Bárbara Fagundes, ambos Juízes do Trabalho e com titulação acadêmica stricto sensu em Direito. Ainda em 2024, os dois editores passaram a integrar a equipe para se familiarizarem dos processos de trabalho da revista.