Estrato B3 da Qualis Periódicos/CAPES Áreas: Direito, Filosofia e Psicologia Período avaliativo: 2017-2020
A revista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) foi classificada no estrato B3 da Qualis Periódicos/Capes, áreas Direito, Filosofia e Psicologia, no período avaliativo de 2017-2020, o que a torna um periódico de excelência regional. O sistema Qualis Capes classifica produções científicas dos programas de pós-graduação brasileiros no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, englobando todas as áreas do conhecimento. A lista completa dos periódicos avaliados pelas Capes pode ser consultada na Plataforma Sucupira.
O volume 4 do periódico, composto pelos fascículos nº 7 - A Agenda 2030 da ONU e a jurisprudência dos tribunais e nº 8 - A retomada econômica sob a pandemia e seus reflexos nos direitos dos trabalhadores, também foi disponibilizado para consulta neste link.
A publicação da Escola Judicial (Ejud) é direcionada à comunidade jurídica em geral, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, advogados, professores e acadêmicos das ciências sociais e humanas. A revista recebe, constantemente, artigos relacionados com a sua temática.
Os artigos devem ser originais e inéditos no Brasil e enviados para o e-mail ej.editor.revistacientifica@trt4.jus.br. Serão recebidos trabalhos de articulistas preferencialmente vinculados como alunos e/ou docentes de programas de pós-graduação stricto sensu.
Mais informações estão disponíveis na página da Escola Judicial do TRT-4 e no Manual de Redação de Artigos Científicos.
Processo de seleção dos artigos
Os trabalhos recebidos passam primeiro por análise preliminar de forma e, na sequência, a verificação do conteúdo é pelo sistema do “duplo cego”, em que pareceristas e autores têm a identidade preservada. Após, as considerações dos pareceristas são encaminhadas aos autores, a fim de que promovam os ajustes que entenderem pertinentes.
Por fim, os trabalhos são encaminhados para deliberação final do Conselho Editorial, que é formado por professores doutores em suas áreas de atuação, buscando assegurar a qualidade, o rigor científico e o debate plural dos temas trazidos nas publicações da revista.
O processo de submissão é conduzido pelo editor do periódico, Leandro Krebs Gonçalves, juiz do Trabalho Titular, e pelo vice-editor, José Felipe Ledur, desembargador aposentado, ambos doutores em Direito. Assessoram os editores o Núcleo da Revista e de Outras Publicações e a Biblioteca do Tribunal, unidades integrantes da Escola Judicial do Tribunal.
Revista da Escola Judicial do TRT4
O objetivo da revista científica é veicular artigos que fomentem o debate acadêmico e a produção de conhecimento inter e transdisciplinar na área das ciências humanas e, assim, contribuir para o desenvolvimento do pensamento jurídico de modo crítico e independente. Para fins de qualificação científica, são considerados os critérios Qualis Periódicos, sistema brasileiro de avaliação de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/558101