A TRAJETÓRIA DA SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

Autores

  • Anita Cristina de Jesus Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Bárbara Burgardt Casaletti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.70940/rejud4.2022.179

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Agenda 2030. Judiciário.

Resumo

O presente artigo buscou analisar a inserção e a trajetória do tema da sustentabilidade no Poder Judiciário, em especial, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), com base na análise dos normativos publicados sobre o assunto em nível nacional e também no âmbito da Justiça do Trabalho gaúcha, assim como dos projetos e iniciativas já desenvolvidos. Em princípio, com enfoque basicamente ambiental, as alterações na legislação impulsionaram uma mudança de perspectiva, ampliando, com isso, a temática, de modo a contemplar as três dimensões da sustentabilidade: social, ambiental e econômica. Essa ampliação se deu a partir da implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS), documento que baliza a atuação da instituição na temática. Os resultados da análise demonstraram que a sustentabilidade é um tema ao mesmo tempo maturado no TRT4 e orgânico, pois está em constante desenvolvimento, inclusive com a publicação de novas Resoluções no ano de 2021, as quais possivelmente demandarão novas adaptações na instituição, assim como nos demais Tribunais do país. O trabalho também evidenciou que a implementação da Agenda 2030, documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que norteia um futuro comum a ser buscado por governos, órgãos públicos, empresas e sociedade civil, tem funcionado como um norteador para a atuação institucional, justamente por traduzir a ideia de que as políticas a serem implementadas devem ser pensadas em caráter amplo e abrangente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Cristina de Jesus, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mestranda em Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Pós-graduada em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharela em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). E-mail: anitacristinadejesus@gmail.com.

Bárbara Burgardt Casaletti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

 Doutora e mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). E-mail: barbara.casaletti@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

JESUS, Anita Cristina de; CASALETTI, Bárbara Burgardt. A TRAJETÓRIA DA SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO. Revista da Escola Judicial do TRT4, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 229–255, 2022. DOI: 10.70940/rejud4.2022.179. Disponível em: https://periodicos.trt4.jus.br/revistaejud4/article/view/179. Acesso em: 18 jan. 2025.